Bom atendimento ao cliente: A imagem da empresa e o sucesso empresarial

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Medzo Consultoria Financeira Empresarial / 02/09/2014

O sucesso empresarial depende de muitos fatores. Processos gerenciais coerentes, gestão eficiente, controle financeiro e analise do mercado. Todas estas variáveis aliadas ao bom planejamento são os métodos que trazem retorno positivo a empresa. Contudo, existe o fator humano. Sim, porque não é o que, mas quem executa todas as variáveis citadas acima. Certamente não são apenas máquinas – ainda não fomos substituídos por robôs. Até lá, os colaboradores são responsáveis pelo maior bem da empresa: a imagem que os clientes têm dela.

É inadmissível que erros primários praticados por funcionários coloquem em risco a reputação da empresa. Qualquer gestão, por mais acertada que pareça, jamais terá sucesso quando o foco não é o cliente. É imprescindível que exista treinamento continuo para colabores, principalmente os que lidam diretamente com o público. Além de cordialidade e profissionalismo, os funcionários devem estar preparados para eventuais problemas e saber resolve-los com rapidez e presteza, deixando o cliente satisfeito e fidelizando-o.

Uma imagem vale mais que mil palavras

A imagem da empresa é o que o cliente pensa dela. E o pensamento do cliente está completamente conectado ao atendimento que recebe. Assim, é preciso que os ideais e objetivos organizacionais sejam compartilhados com seus colaboradores e que mantenham o foco no bem estar do cliente – leia-se bom atendimento, cumprimento de prazos e principalmente entregar exatamente o foi vendido. Nesses pilares é construída a imagem e reputação da empresa que ficará no mercado positiva ou negativamente e dela estará garantido o sucesso ou fracasso no decorrer do tempo.

Treinamento empresarial e consultorias

Os treinamentos de seus colaboradores podem ser feitos com profissionais internos da empresa ou até mesmo de consultorias externas. Empresas de consultoria empresarial, financeira e de RH, auxiliam muito por ter direcionamentos diferenciados para as diversas áreas da empresa. Este auxílio e acompanhamento tende a ser muito positivo, uma vez que além de preparar os colaboradores, pode identificar falhas nos processos adotados e utilizados.

Existem cargos que necessitam de determinados perfis profissionais, e, na urgência do processo de seleção de pessoas, essas exigências acabam ficando comprometidas e são deixadas de lado. Então, é mais vantagem para o empreendimento que profissionais especializados avaliem se o candidato é o ideal para a vaga, identificando suas potencialidades e pontos fracos. Enquanto aos colaboradores que já fazem parte da empresa. o treinamento trará a visão do cliente, e, consequentemente, eliminará processos “engessados” e burocráticos que afastam os clientes potenciais e os já conquistados. Afinal, o cliente tem sempre razão!

 

Post escrito por Juliana Agustineli

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA E OU ELETRÔNICAS

RIZZI, Márcia. SITA, Maurício. SER MAIS COM EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE: encantar é preciso, descubra como se tornar inesquecível para seus clientes. 1 Ed. São Paulo: Ser Mais, 2012.

SILVA, Marco Antônio. MARKETING EMPRESARIAL: do atendimento ao encantamento do cliente. São Paulo: Madras, 2008.

 

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