Como motivar pessoas no ambiente de trabalho

23

Medzo Consultoria Financeira Empresarial / 17/08/2014

Considera-se clima vários aspectos que compõem um ambiente. Nas empresas funciona da mesma forma: o clima organizacional expressa em um conjunto à percepção dos colaboradores em relação à empresa que trabalham. E quando existem políticas de motivação eficientes, essas percepções tornam-se cada vez mais positiva. Assim, o investimento em pessoas traz inúmeros benefícios às empresas.

Motivação de Pessoas

O clima organizacional pode proporcionar inúmeras formas de motivar seus colaboradores. Os maiores fatores motivacionais são as ações que as empresas tomam para proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários. Muito além dos benefícios, as empresas precisam adotar uma série de medidas para incentivar seus colaboradores a “jogar no mesmo time”:

Satisfação dos colaboradores

O colaborador precisa sentir-se ouvido e acima de tudo, respeitado. Suas ideias, quando coerentes para o bem estar geral e melhorias pertinentes da empresa, devem ser sempre consideradas. Além disso, quando existem ferramentas para apurar a opinião dos colaboradores bem como avaliações regulares de seu nível de desempenho, os gestores conseguem entender o que precisa ser melhorado, qual são os problemas nas operações para que possam corrigi-los de forma eficaz.

Interação do individuo no todo

O ideal da empresa precisa estar em sintonia com o do colaborador. A visão, missão e os valores da organização também. O funcionário deve sentir-se parte da empresa, não uma peça isolada. Então, o colaborador também deve avaliar se o seu perfil se enquadra com a política da empresa. E os seus ideais deverão também interagir com os dos outros profissionais que fazem parte da empresa.

Manutenção do clima organizacional e melhorias no ambiente de trabalho

O clima organizacional é formado por indivíduos. O todo é formado pela união e consonância destes indivíduos e das políticas da empresa, ou seja, o objeto principal deve ser compartilhado entre todas as partes. Os gestores devem utilizar ferramentas para garantir a manutenção do sistema, visando a melhoria continua de todos estes aspectos.

Assim sendo, não apenas a gestão de pessoas estará sendo realizada de forma satisfatória, como a motivação e manutenção do clima organizacional caminharão para o sucesso, garantindo assim o aumento da produtividade, a satisfação dos colaboradores e acima de tudo, a perpetuação da empresa no mercado.

 

Post escrito por Juliana Agustineli

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA E OU ELETRÔNICAS

BERGAMINI, Cecília Whitaker. MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. 6 Ed.São Paulo: Atlas, 2013.

FERREIRA, Patricia Itala. CLIMA ORGANIZACIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

 

Compartilhe nas redes Sociais

Gostaria de mais informações?

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato

(11) 98415.0180 (Washington)
medzo@medzo.com.br