Organizando a empresa: Planejamento e Controle

9

Medzo Consultoria Financeira Empresarial / 09/02/2015

Nada funciona sem controle. Ao ato de controlar está associado o principal método de administrar a empresa. E o planejamento empresarial é o primeiro passo para garantir a estabilidade da empresa interna e externamente. O planejamento por sua vez é em sua essência o ato de analisar e tomar decisões antecipadamente, formulando estratégias e criando maneiras de atingir os objetivos definidos pela empresa como de relevância para seu funcionamento e sucesso.

Na administração o planejamento é função básica e universal onde estão atreladas todas as demais funções empresariais. Estão interligadas e são interdependentes, ou seja, dependem inteiramente do planejamento para continuar o ciclo operacional da empresa com eficiência. Ao controle está associada a importância crucial para o sucesso da operação, uma vez que só é possível controlar algo que pode ser medido.

Fases do controle empresarial

Criando padrões e critérios

Nesta fase serão estabelecidas as diretrizes e padrões para controlar a operação. Os padrões devem representar a performance a ser alcançada. Aqui os objetivos ficarão claros e a partir desse passo dá-se início ao processo de implantações dos novos critérios estabelecidos;

Avaliando e controlando o desempenho

Neste passo o acompanhamento dos novos padrões e políticas implementadas deverão seguir o curso correto – e esperado – estão surtindo o efeito desejado. Aqui as análises das informações é essencial para as possíveis mudanças assertivas que se fizerem necessárias. Aqui também descobrimos os possíveis desvios de rota, localizando e apontando possíveis erros, avaliando e comparando o realizado com o idealizado;

Assumindo ações corretivas

Aqui começa efetivamente o processo de acertos e correções propostos a medida que as informações gerenciais e de observações dos fluxos ocorrem. O controle deverá ser o indicativo para ao passo que o desempenho não está de acordo com os padrões estabelecidos nas fases anteriores do processo.

Pode-se concluir então que empresas estão em constante movimento de aperfeiçoamento e melhorias. A grande realidade é que sem controle e planejamento, empresas perdem-se em suas atividades e raramente conseguem manter-se vivas em um mercado concorrencial acirrado e competitivo.

 

Post escrito por Juliana Agustineli

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA E OU ELETRÔNICAS

CHIAVENATO, Idalberto. ADMINISTRAÇÃO: teoria, processo e prática. 3ª Ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

ANDRADE, Arnaldo Rosa de. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: formulação, implementação, controle. 1ª Ed. São Paulo: Altas, 2012.

 

Compartilhe nas redes Sociais

Gostaria de mais informações?

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato

(11) 98415.0180 (Washington)
medzo@medzo.com.br