Planeje e Controle
suas receitas e despesas
Por onde você começaria a planejar as finanças de uma empresa pensando nos gastos ou nas receitas?
Para chegar a uma resposta, vamos começar nos aprofundando no conceito de orçamento anual.
O ORÇAMENTO ANUAL é um instrumento de planejamento e controle das receitas, despesas e resultados da operação. Por onde começar a planejar as finanças de uma empresa?
O orçamento parte do comportamento do passado, faz uma análise de despesas e receitas e olha para as possíveis mudanças futuras, quantificando, em termos econômicos e financeiros, as atividades da empresa. Trata-se de uma previsão, uma meta, de acordo com a qual serão tomadas as decisões na empresa.
Serve para orientar como planejar e controlar o orçamento empresarial.
A importância do controle das receitas e despesas nas organizações e que elas integram aspectos operacionais e financeiros, servindo para fixar objetivos, políticas e estratégias, harmonizar os objetivos das partes da empresa, quantificar as atividades e suas datas de realização, melhorar a avaliação e a utilização de recursos. O planejamento orçamentário se presta ainda a comunicar, aos sócios e gestores, as intenções e realizações e é eficaz instrumento para se avaliar se a realidade da empresa está de acordo com aquilo que se espera dela.
Como dividir as despesas de uma empresa?
Os gastos de uma empresa são divididos em Custos e Despesas.
1. Custos são todos os valores gastos com um produto ou serviço que foi aplicado na produção de outro produto ou serviço. Além da matéria-prima, outros tipos de custos são:
-
Mão de obra;
-
Embalagens;
-
Manutenção de máquinas produtivas;
-
Depreciação de máquinas e equipamentos.
2. Despesas são todos os gastos administrativos da operação:
-
Aluguel;
-
Conta de energia, água e internet;
-
Materiais de escritório;
-
Contabilidade.
Preparar, concretizar e acompanhar o orçamento anual é uma das atividades que a Medzo Consultoria Financeira realizará para sua empresa.