A importância da gestão financeira para seu negócio (+ dicas)
- Medzo Consultoria Empresarial Financeira
- 29 de abr. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 4 de ago. de 2021
Apesar de não ser novidade a importância da gestão financeira para a manutenção e crescimento de um negócio — ainda mais quando estamos falando de pequenas e médias empresas — muitos empreendedores continuam negligenciando essa parte.
No entanto, o empreendedor que aprende logo administrar o dinheiro de seu negócio possui uma grande vantagem — consegue não passar por apertos no final do mês, se embolar em dívidas e fazer a empresa crescer mais rápido.
Por isso, trouxemos neste artigo a importância da gestão financeira nas organizações + dicas valiosas para implementar em seu negócio. É só continuar lendo!
O que é gestão financeira?
Antes de entender a importância da gestão financeira, o significado do termo.
Gestão financeira é o conjunto de ações estratégicas envolvendo o caixa do negócio.
Não se trata apenas do controle de entradas e saídas da empresa, pois envolve também investimentos, planejamentos e entre outros.
Como todo negócio precisa de dinheiro para conseguir operar e crescer, a administração financeira é capaz de determinar o futuro do empreendimento.

Qual a importância da gestão financeira?
Segundo o IBGE, 60% das empresas fecham as portas em cinco anos e a má gestão financeira dos brasileiros é um fator que influencia diretamente nesse dado assustador.
O dinheiro é o que move os motores de qualquer negócio.
Ele serve não só para que as empresas consigam pagar as contas e continuar funcionando, como também expandir — o que é o sonho de qualquer empreendedor.
Além disso, a importância da gestão financeira se revela, principalmente, em momentos de crise. Na pandemia, por exemplo, 716.000 empresas encerram suas atividades devido à crise do coronavírus.
Por que pequenas e médias empresas devem se preocupar mais com a gestão financeira?
Qualquer negócio precisa se preocupar com a administração de seu capital, mas a importância da gestão financeira nas pequenas empresas é ainda maior.
Por quê?
Negócios pequenos e médios ainda não possuem um grande fluxo de caixa, acesso a empréstimos e recursos que as grandes empresas possuem.
Portanto, diante de uma crise ou imprevistos, o resultado pode ser muito mais devastador para uma microempresa do que para uma enorme multinacional.
Além disso, um pequeno/médio negócio deseja, acima de tudo, crescer — algo que já foi alcançado pelas grandes empresas. E, nesse caso, saber aproveitar os recursos da melhor maneira é imprescindível para não acabar com uma empresa grande e cheia de dívidas.

Quais são as principais funções da gestão financeira?
Uma boa administração financeira vai além do controle de dinheiro que entra e sai do negócio — precisa de um olhar analítico para conseguir tomar as melhores decisões.
Veja quais são as principais funções da gestão financeira:
Manter as operações
Primeiramente, o dinheiro deve ser o suficiente para que o negócio mantenha o seu funcionamento.
Nesse sentido, a administração do caixa deve suprir todas as despesas da organização, tais como:
● Energia;
● Água;
● Mercadoria;
● Funcionários;
● Outros custos de operações.
Inclusive, isso deve cobrir também o seu salário como empreendedor — um erro bem grande é misturar as finanças do negócio com as pessoais. Portanto, precisa-se também estabelecer um pró-labore que supra seu custo de vida.
Essa é a primeira função, então, se o custo de operação for maior que o faturamento da empresa, esse já é um indicador de que sua saúde financeira não vai bem.
Lidar com crises e imprevistos
Um fato: crises sempre ocorreram e sempre vão ocorrer. Sobretudo, em um país marcado pela instabilidade econômica como o nosso.
Por exemplo, antes mesmo da pandemia, o Brasil passou por uma crise conhecida como "grande recessão brasileira" em 2014 que custou a passar.
Dessa forma, sobrevive apenas aquela empresa que possui caixa para lidar e se recuperar de momentos difíceis — destacando assim a importância da gestão financeira mais uma vez.
Além das crises econômicas, ainda há outro fator que pode tirar o sono de qualquer dono de negócio: os imprevistos.
Um cliente insatisfeito processou a empresa, a mercadoria foi perdida, o computador pifou… enfim, incidentes em menor ou maior grau fazem parte de qualquer negócio.
Nesse caso, a administração financeira também será fundamental para resolver os problemas o mais rápido possível e evitar mais prejuízos.
Investir no negócio
Expandir o negócio é o desejo em comum entre a maioria dos empreendedores e isso exige, mais uma vez, uma boa administração financeira.
Um investimento é um aporte financeiro direcionado para algum setor da empresa com a expectativa de um retorno futuro.
Em outras palavras: são “gastos” que você faz hoje para colher mais no futuro.

Esses aportes são, por exemplo, focados na contratação de funcionários, implementação de novas tecnologias, reformas, compra de um novo equipamento e outros custos que visam trazer mais capital para o negócio futuramente.
Mesmo sendo importante, a gestão financeira precisa ser cautelosa nesse momento e alocar o capital de maneira estratégica para não comprometer a saúde da empresa.
O que não faltam são possíveis investimentos que você pode realizar e saber olhar para cada um deles analiticamente para escolher o melhor para empresa é o que vai determinar o seu sucesso.
5 resultados da má administração financeira do negócio
Como falamos, o capital é o motor de um negócio, então, falhas relacionadas à gestão financeira implicam em vários prejuízos.
Veja alguns reflexos da má administração financeira da empresa:
● Fechar o negócio e integrar aquela terrível estatística do IBGE.
● Contração de dívidas e prejuízo.
● Gerar o desemprego — um negócio não é importante apenas para você, é para toda cadeia que o envolve.
● Falta de reputação e dificuldades em conseguir a confiança de instituições financeiras e das pessoas ao seu redor.
● Não conseguir fazer o negócio crescer e ficar parado no tempo.
4 dicas valiosas para uma boa gestão financeira
Após entender a verdadeira importância da gestão financeira, cabe a você buscar formas de melhorar a sua administração e utilizar seus recursos da melhor maneira.
Confira algumas dicas de como fazer isso:
Controle o fluxo de caixa
Saber o quanto entra e sai do negócio é o primeiro passo para controlar a saúde financeira.
A premissa básica de uma empresa lucrativa consiste em ganhar mais dinheiro do que gastar — existem exceções, é claro, mas estamos trabalhando com a regra.
Portanto, a visão clara do fluxo de caixa do seu empreendimento vai dizer, por exemplo, se seu custo operacional está alto demais ou você está lucrando o suficiente para investir em um novo equipamento.
Crie um fundo de emergência
Destacamos antes o quanto fatores externos imprevisíveis podem afetar a empresa.
Por isso, é fundamental possuir um fundo de emergência para o caso de algum problema e assim, lidar com o imprevisto da maneira mais rápida possível.
Planeje o orçamento
Uma boa gestão financeira é sempre pautada em um planejamento.
O gestor precisa saber para onde será direcionada cada verba para que essa não seja desviada para algum custo desnecessário.
Além disso, a etapa é essencial para criar estratégias de crescimento para a empresa.
Tenha uma visão analítica
Por fim, é essencial utilizar os dados ao seu favor e tomar decisões embasadas neles — um bom gestor não anota apenas gastos, ele desenvolve estratégias financeiras visando o crescimento da empresa.
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